Projeto e Execução
O conhecimento é o primeiro e mais importante aliado para ingressar na Olivicultura. Aqui na Olivas do Sul contamos com um Núcleo Técnico altamente qualificado e com experiência internacional para auxiliar todo tipo de produtor ou investidor. Nossos Engenheiros Agrônomos e Técnicos são altamente preparados para prestar o mais completo assessoramento desde a escolha do terreno, tipo de muda até a condução do pomar.
Entendemos que o sucesso de um empreendimento em pomares de fruticultura, especialmente a azeitona, começa pela aptidão do terreno e concomitantemente as condições edafoclimáticas da região.
Uma vez satisfeitas estas condições, principalmente as relacionadas as limitações físicas do solo e clima, passamos para a etapa de coleta representativa de amostras de solo. Submetidas as devidas análises laboratoriais e posterior interpretação por nossos Engenheiros são definidas as recomendações de preparo de solo, correção e fertilização.
A implantação do pomar
Somos referência em todo país na prestação de serviços para implantação de pomares, onde contamos com uma frota de tratores e implementos específicos adaptados as condições de trabalho para nossos solos.
O preparo do solo é de fundamental importância não só por estarmos tratando de uma cultura perene como também por estarmos tratando de uma cultura originaria de outros tipos de solo.
Considerando a alta taxa de mecanização, após aproximadamente 20 operações, entre aplicação de corretivos, fertilizações e intervenções no solo são semeadas as espécies de cobertura com a finalidade de proteger e iniciar novamente a estruturação e reposição de matéria orgânica ao solo facilitando o desenvolvimento da microbiota do solo.
Outro aspecto relevante na implantação dos pomares é marcação através da tecnologia de RTK (Real Time Kinematic), que proporciona perfeito alinhamento entre linhas e entre plantas.
Concluídas todas as etapas de implantação, oferecemos através dos nossos especialistas toda a assistência técnica orientando todas as fases do manejo, desde a poda de desenvolvimento e pré-formação, passando pela poda de formação até chegarmos a poda de manutenção e frutificação, sempre acompanhada por nosso corpo técnico.
Quer saber um pouco mais sobre essa rentável e perene atividade? Então venha nós visitar. Estamos preparados para planejar e executar investimentos que possam oferecer ao investidor o retorno do capital investido o mais rápido possível e com uma alta rentabilidade.
Mercado
O Brasil não produz nem 1% do total necessário para atender as cerca de 80 mil toneladas de azeite e 100 mil toneladas de azeitonas de mesa consumidas no país anualmente, segundo dados do Instituto Brasileiro de Olivicultura (IBRAOLIVA). Para atender à demanda, estima-se que seria necessária a plantação de pouco mais de 100 mil hectares de pomares. Olivicultura tem espaço gigante para crescimento no Brasil.